Pares de moedas

A tabela abaixo mostra a taxa de câmbio Ptax atualizada, divulgada pelo Banco Central, para os principais pares de moedas do mundo. Clique na cotação para ver o gráfico e os dados históricos.

19 Abr, 2024

O que é a Ptax?

A Ptax é uma taxa de câmbio que é calculada diariamente pelo Banco Central do Brasil. Ela é determinada a partir da média das taxas informadas pelas instituições financeiras durante quatro intervalos de tempo ao longo do dia. Essa taxa é considerada como a referência para o valor do dólar a ser utilizado em transações financeiras que ocorrerão dois dias úteis após a sua divulgação. Geralmente, os contratos de derivativos de câmbio são liquidados com base na Ptax anunciada no dia útil anterior.

A taxa de compra e a taxa de venda da Ptax correspondem às médias aritméticas das taxas de compra e venda resultantes das consultas realizadas diariamente. São realizadas quatro consultas de taxas junto aos dealers de câmbio nos seguintes horários: das 10h às 10h10, das 11h às 11h10, das 12h às 12h10 e das 13h às 13h10. Cada janela de consulta tem a duração de dois minutos, e as taxas de câmbio de compra e venda para cada consulta são calculadas a partir das médias das cotações de compra e venda fornecidas pelos dealers, excluindo as duas maiores e as duas menores cotações em cada caso.

A Ptax é amplamente utilizada por bancos e instituições financeiras como uma referência para calcular o valor em Reais de compras realizadas no exterior através de cartões de crédito.